segunda-feira, 15 de junho de 2009

Reunião Chefes de Unidade

Data: 03 de Julho
Local: Junta Regional de Coimbra
Hora: 21H30
Ordem de Trabalho: Informação/Esclarecimento Campo II.ª Secção -Jambeiras
Importante: Solicita - se a todos os Chefes de Unidade, ou a quem o represente a estar presente na reunião.

Grelha de Actividades Eretz Yisrael

Grelha de Actividades Campo Eretz Yisrael
II.ª Secção

03 Agosto – Segunda-feira
Manhã: Chegada; Construções
Tarde: Construções
Noite: Abertura de Campo Eretz Yisrael – II.ª Secção; Actividade

04 Agosto – Terça-feira
Manhã: Construções
Tarde: Actividade
Noite: Abertura de Campo Geral

05 Agosto – Quarta-feira
Manhã: Actividade
Tarde: Actividade
Noite: Actividade

06 Agosto – Quinta-feira
Manhã: Actividade
Tarde: Actividade
Noite: Actividade

07 Agosto – Sexta-feira
Manhã: Actividade
Tarde: Actividade
Noite: Fogo Conselho

08 Agosto – Sábado
Manhã: Entrega de Prémios
Tarde: Jogo da Amizade: Celebração Eucarística
Noite: Festa de Campo Geral

09 Agosto – Domingo
Manhã: Encerramento de Campo; Desmontagem de Campo
Tarde: Partida

terça-feira, 2 de junho de 2009

Organização do campo da II.ª Secção

Tema:
“ Trilhos de Aventura “

Mística:
“ À Procura da Terra Prometida “

Imaginário:
“ Moisés a Caminho da Terra Prometida (Heróis do povo de Deus) “

Campo II.ª Secção
“ Eretz Yisrael “

Organização do campo:
O campo da II.ª Secção, denominado “ Eretz Yisrael “, que significa a Terra de Israel (Terra Prometida), será composto por 12 SubCampos, os quais serão designados como Tribos (12 tribos de Israel), querendo a Equipa de Animação (EA) chamar atenção para os Heróis do Povo de Deus (Mística II.ª Secção).
Eretz Yisrael, com as suas 12 Tribos, 11 Tribos serão de Exploradores/Moços/Escoteiros (EME) e Dirigentes acompanhantes, a outra Tribo será composta pela EA do campo da II.ª Secção. As 11 Tribos terão um Chefe de SubCampo, escolhido pela EA, o qual será designado de “Chefe de Tribo” (CT). Cada Tribo é formada por cerca de 52 EME, que terão como símbolos próprios a Bandeirola de Tribo (fornecida pela EA), que acompanhará sempre a Tribo, quer em campo, quer for dele (em campo estará hasteada ao lado do pórtico de Tribo, em raide será transportada pela Patrulha/Tripulação mais pontuada) e o Grito de Tribo (escolhido pelos EME), o qual será dado sempre que a Tribo se apresente em formatura.
Eretz Yisrael terá como simbologia própria um Hino de Campo (EA), um Grito de Campo (Tribos) e uma figura própria, sendo esta uma imagem animada de Moisés, que transportará numa das mãos uma colher de pau (símbolo da região de Arganil), em substituição do cajado.
A informação entre a EA e as Tribos será feita através do Chefe de Campo (CC), ou por quem por ele designado aos CT, os quais transmitirão essas informações ao Conselho de Guias de cada Tribo, sendo este composto por todos os Guias de Patrulha/Tripulação e Dirigentes acompanhantes. Os Guias de Patrulha/Tripulação transmitirão a informação aos restantes elementos de Patrulha/Tripulação, sob a supervisão dos respectivos Dirigentes, os quais deverão ter o cuidado em que a informação é passada correctamente. A informação funcionará ao contrário quando esta se processar no sentido inverso, ou seja dos EMT para a EA.
Cada Tribo deverá ter um elemento nomeado Dirigente Intendente, que ficará responsável pela intendência da Tribo.
Os locais de instalação das Tribos, assim como a composição das mesmas, compete à EA, no entanto salvaguarda – se que não haverá separação de Patrulhas/Tripulações do mesmo Grupo/Flotilha.

Construções:
Uma vez que a organização do 6.º Jambeiras, não assegura madeira disponível a 100% (neste momento não se consegue saber a quantidade de madeira que será colocada no local) para as construções, as Patrulhas /Tripulações podem levar madeira na totalidade ou parcialmente para as construções, outras poderão optar pela madeira existente no local.
As construções obrigatórias para o acampamento serão as seguintes:
- Mesa por Patrulha/Tripulação;
- Cozinha por Patrulha/Tripulação;
- Pórtico de Patrulha/Tripulação;
- Pórtico de Tribo.
O material permitido para construções será madeira (paus tipo acácia ou mimosa) e sisal para amarrações, podem no entanto utilizar outro tipo de material tais como por exemplo canas, erva, palha, não sendo permitido utilizar matérias tais como plásticos, ferro, placas ou tábuas de madeira. Não são permitidas amarrações às árvores.
A área de instalação e construção de cada Patrulha/Tripulação, é gerido a nível de cada Tribo.

Imaginário:
Estando centrado o imaginário da actividade na figura do Moisés, todas as Patrulhas/Tripulações deverão providenciar traje, remontando aos tempos em que viveu Moisés e à imagem deste, para todos os elementos, o qual vai ser trajado na Abertura de Campo da II.ª Secção. Mais se informa que o traje deverá ser igual para todos os elementos da mesma Patrulha/Tripulação.

Pontuação:
Existirão dois tipos de pontuação:
· Pontuação por Tribos
· Pontuação por Campo
A pontuação por Tribo é da competência e exclusividade das Equipas de Animação de cada Tribo, em virtude de não haver dualidades de critério, serão avaliados por Tribo os seguintes itens:
- Construções;
- Comida;
- Formatura de Tribo;
- Mala Primeiros Socorros;
- Actividades por Tribo;
- Fogo Conselho;
- Higiene em campo;
- Comportamento.
A pontuação por Campo é da competência da EA ou por quem por ela seja nomeado, nesta pontuação serão avaliados os seguintes itens:
- Trajes (júri de avaliação);
- Raide;
- Jogo de Vila;
- Formatura de Campo;
- Alvorada.
Por cada item em que uma Patrulha/Tripulação seja declarada vencedora, é entregue um escalpe (fita de determinada cor), referente a cada função, o qual é colocado nas respectivas bandeirolas de Patrulha/Tripulação.

Alvorada:
A alvorada será efectuada pelas 08H00 ao som de um instrumento tocado por um elemento da EA, ao qual todas Tribos terão que responder até às 08H30, através de um instrumento musical que lhes será fornecido pela EA.

Raide:
O raide terá lugar no dia 05 e 06 de Agosto, a seguir ao pequeno-almoço do dia 05 e terminará no fim da tarde do dia 06, com a chegada ao campo. Segundo formação ministrado no “Orienta – te para o Jambeiras”, que ocorreu no passado dia 09 de Maio no Campo Escola de Serpins, decidiu – se por unanimidade que o raide terá uma componente de orientação, sendo esta feita através de:
· UTM;
· Azimutes;
· Pontos marcados previamente na carta militar.
Por este motivo solicita – se a todos os Grupos que não participaram nesta formação para ministrarem formação aos jovens sobre este tema. Será aconselhável que os Grupos levem toldo para pernoita.

Documento descritivo:
As Patrulhas/Tripulações, deverão levar para o Jambeiras documento descritivo, no qual consta: - Totem da Patrulha/Tripulação;
- Patrono e N.º do Grupo/Flotilha;
- Identificação e N.º de Agrupamento;
- Desenho animal/totem da Patrulha/Tripulação;
- Foto de cada elemento;
- Identificação de elemento, nome, totem e cargo.
Oportunamente será divulgado documento modelo, este documento destina – se a ser afixado à entrada de Tribo, para identificação/divulgação dos elementos que compõem cada Tribo.

Alerta:
A organização do campo da II.ª Secção, chama atenção para o Regulamento do
6.º Jambeiras, Artigo 7.º “ Da Vida de Campo “, nas seguintes alíneas:
b) Não são permitidas quaisquer saídas do local do Acampamento sem autorização expressa de Chefia de Campo da respectiva Secção e de Chefia de Acampamento;
c) As regras de saída do Acampamento constarão nas normas orientadoras da vida em campo a publicar no Guia do Acampamento.

Blogue da Segunda


Bem vindo ao nosso blogue, fazemos votos que ele seja uma ferramenta útil na preparação desta Grande Aventura, assim como um ponto de informação/esclarecimento para todos os Grupos de Exploradores, Flotilhas e Tribos de Escoteiros que pretendem viver esta Aventura.

Boa Caça/Pesca, para todos que aceitaram este desafio.